Províncias

Técnicos aprendem a melhorar os serviços

Tatiana Marta | Huambo

Mais de 300 técnicos de Saúde estão desde segunda-feira, no Huambo, a participar num seminário destinado a melhorar a prestação dos serviços e a contribuir na diminuição da mortalidade na província.

Serviços de saúde conhecem melhorias significativas e apostam na prevenção
Fotografia: João Gomes

Durante cinco dias, técnicos de todos os municípios da província vão também aprender técnicas de elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário.
O director provincial da Saúde, Frederico Juliana, disse, em conferência de imprensa, que este plano visa melhorar a qualidade dos serviços e reforçar o controlo das doenças endémicas e da vigilância epidemiológica, assim como introduzir novas estratégias operacionais para a promoção da saúde.
Frederico Juliana realçou que o plano nacional de desenvolvimento sanitário persegue também a melhoria da prestação dos cuidados de saúde nas vertentes de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação e o reforço da atenção primária, os cuidados hospitalares, a organização, gestão e funcionamento do Sistema Nacional de Saúde, através da atribuição dos recursos necessários e aplicação de normas e procedimentos que aumentem a eficiência e a qualidade da saúde.
“O Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário é uma orientação estratégica do Presidente da República, que visa consolidar  e reforçar os êxitos alcançados no sector da Saúde e vai actuar como elo de ligação entre as unidades sanitárias da província do Huambo e as comunidades”, disse Frederico Juliana.
O director provincial da Saúde, Frederico Julian, acrescentou que o Governo Provincial tem o projecto de construção de mais unidades sanitárias, como postos de saúde,  e hospitais municipais. De acordo com Frederico Juliana, o Plano Nacional de Desenvolvimento é um instrumento estratégico e operacional destinado a concretizar as orientações fixadas na Estratégia de Desenvolvimento a longo prazo, no âmbito da reforma do Sistema Nacional de Saúde.

Tempo

Multimédia