Províncias

Técnicos locais mais preparados

Tatiana Marta | Huambo

Um grupo de 36 técnicos de saúde dos municípios do Mungo, Ecunha, Tchicala Tcho­lohanga e Huambo frequentou uma acção de formação sobre técnicas de prevenção de HIV/­Sida.

Os formadores foram técnicos do Programa Nacional de Luta Contra HIV/Sida e os formandos foram dotados de conhecimentos sobre o corte vertical que evita a infecção do bebé durante a gravidez, o parto e a amamentação.
A chefe de departamento de Saúde Pública no Huambo realçou a importância de se formarem activistas nacionais e provinciais em matéria de VIH­/ ­Sida para que prestem esclarecimentos sobre a prevenção e a doença nas unidades sanitárias e nas comunidades. 
Georgina Figueiredo referiu que a mobilização tem sido feita durante as consultas pré natais durante as quais são dadas informações sobre os cuidados a ter durante a gravidez. 
Durante a acção formativa, ressaltou a responsável, foram ministradas matérias sobre a­conselhamento e testagem voluntária, nutrição da gestante seropositiva, diagnóstico da infecção, prevenção de transmissão vertical, tratamento antivírico, avaliação e acompanhamento clínico da paciente com VIH/Sida.

Tempo

Multimédia