Províncias

Toneladas de fertilizantes para o Huambo

Tatiana Marta e Adolfo Mundombe | Huambo

Um total de três mil toneladas de fertilizantes chega dentro de dias à província do Huambo, para reforçar o sector agrícola, garantiu, ontem, o administrador da empresa David Trading, vocacionada para a comercialização de imputs agrícolas.


Domingos David esclareceu que a distribuição dos produtos será feita o mais breve possível, por ser o período em que começam a cair chuvas e os camponeses aproveitam para lançarem as sementes na terra e garantiu  que  as quantidades a receber vão beneficiar muitas famílias.
De acordo com o responsável, a distribuição destes meios agrícolas visa essencialmente o aumento dos rendimentos agrícolas e de áreas de cultivo e melhorar a capacidade técnica dos produtores.
É pela primeira vez que a empresa David Trading lança para o mercado fertilizantes de fórmula N-P-K (12-24-12), para fortificação das plantas em solos ácidos, característicos no Huambo. Trata-se de fertilizantes mais usados na região, com capacidade de penetrarem com maior facilidade e tornarem a planta mais produtiva.

Abastecimento de sementes

Para melhorar a produção, a organização não governamental espanhola, Cooperativa de Desenvolvimento e Promoção de Actividades Assistenciais (Codespa), em parceria com o Governo do Huambo leva a cabo um vasto programa de transformação e de melhoramento de sementes diversas, como amendoim, milho e feijão.
O coordenador técnico da OGN, Manuel Ferramenta, explicou que os preços das sementes variam consoante a procura, referindo que a organização já forneceu 60 toneladas de sementes diversas.
 Para tornar também mais funcional a sua actividade, a Cooperativa Sementes do Planalto beneficiou recentemente de duas pequenas indústrias moageiras.

Tempo

Multimédia