Províncias

Uma nova escola primária entrou em funcionamento

Uma escola do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário foi inaugurada na comuna da Calima, município do Huambo.

Autoridade apela à conservação do património
Fotografia: João Gomes |

Uma escola do ensino primário e do I ciclo do ensino secundário foi inaugurada na comuna da Calima, município do Huambo, pelo governador da província, Faustino Muteka. O estabelecimento escolar construído no sector do Catalambongo Sesse, a 80 quilómetros a sul da cidade do Huambo, tem capacidade para acolher 640 alunos em dois turnos.
A obra, inserida no Programa de Investimentos Públicos (PIP), custou 53,250 milhões de  kwanzas.
Além das oito salas, a escola dispõe de gabinetes de trabalho, cantina escolar, secretaria-geral, quadra desportiva e quatro residências destinadas aos professores.
Faustino Muteka exortou a população a preservar a escola, para servir as futuras gerações, tendo afirmado que quem protege as instituições de ensino contribui para a formação da sociedade. />O governador do Huambo disse também que o desenvolvimento económico e social depende da colaboração de quadros com boa formação, que vão materializar os projectos que concorrem para esse fim.
“Devemos apostar mais na formação e capacitação do homem, para que haja no país mais médicos, engenheiros, psicólogos, sociólogos e professores, para darem continuidade ao processo de crescimento e de desenvolvimento em curso”, sublinhou.
Com a inauguração da escola no sector de Catalambongo Sesse, a comuna da Calima, passa a contar com 27 estabelecimentos de ensino e 8.397 alunos matriculados, orientados por 188 professores.
A comuna da Calima tem uma superfície 1.348 quilómetros quadros e uma população estimada 64.623 habitantes, distribuídos em 123 aldeias.

Tempo

Multimédia