Províncias

Unidade sanitária presta assistência no Huambo

Mário Clemente | Huambo

Um novo centro materno-infantil entrou  em funcionamento no dia 4 de Abril e vai prestar serviços na especialidade de consultas pré-natal, externas de medicina, pediatria, puericultura, ginecologia, maternidade e vacinação, informou ontem a directora do centro materno-infantil.

Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Inaugurado recentemente no âmbito das comemorações do 15 º aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, o novo centro materno infantil, localizado no bairro Kapango, conta igualmente com serviços gerais, partos, internamento, laboratório, farmácia, planeamento familiar, aconselhamento, testagem voluntária de Hiv/Sida e serviços de apoio hospitalar.
Com capacidade instalada de 42 camas, o centro conta com o apoio do governo e da Organização Não Governamental World Vision e Secoma, através do Programa Nacional de Luta contra a Malária e de Febre-amarela.
A unidade hospitalar conta com três médicos, quatro técnicos de laboratório, um  farmacêutico, 48 enfermeiros e pessoal auxiliar.
A directora do centro materno-infantil, Arminda Culembi, disse que, desde a abertura, a unidade sanitária  em média presta assistência a mais de 600 pacientes por dia e referiu que os serviços mais procurados são os de banco de urgência, pediatria, consulta pré natal e consulta de medicina.
Arminda Culembi informou que o centro está aberto 24 horas por dia com serviços de urgência e internamento e também presta assistência médica a homens, apesar de ser um centro materno infantil.

Tempo

Multimédia