Províncias

Vacinação dos animais reduz mortes

Tatiana Marta | Huambo

O índice de mortes de animais, principalmente do gado, por doenças, registou uma redução significativa a nível da província do Huambo, anunciou terça-feira a directora provincial dos Serviços de Veterinária.

Fotografia: Arquivo JA

Berta Teresa disse que estes avanços foram conseguidos, em grande parte, graças ao fortalecimento dos serviços pecuários a nível da província. Outro factor foi o projecto "Sanga", que começou com a formação de quadros a vários níveis, assim como a abertura de farmácias veterinárias, devidamente equipadas em todos os municípios.
O projecto, que promove a saúde animal, é executado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Instituto dos Serviços de Veterinária e é financiado pela União Europeia e pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Os resultados alcançados com a instalação de farmácias veterinárias municipais são animadores.
“Com a instalação de farmácias municipais conseguimos fazer chegar os serviços e medicamentos veterinários mais próximo das comunidades”, disse Berta Teresa, para acrescentar que o projecto a­poia as comunidades criadoras de gado e facilita a alocação dos medicamentos com rapidez e qualidade aos necessitados.
O projecto "Sanga" tem duração de três anos, está avaliado em cinco mil milhões de kwanzas e é executado na região Centro e Sul de Angola.

Tempo

Multimédia