Províncias

Vias secundárias reabilitadas

Mário Clemente | Huambo

Um total de 78 quilómetros de estrada, que ligam a sede do município do Cachiungo à comuna da Chinhama e sectores do Kuvango e Tango Tong, estão a ser reabilitados com o objectivo de facilitar o escoamento de produtos para os principais mercados da região leste da província.

As obras tiveram início em Maio do ano passado e cerca de 30 quilómetros já foram reabilitados. Espera-se que até final deste ano sejam concluídos os restantes 48 quilómetros, de acordo com o empreiteiro.
Para aferir o andamento da empreitada o governador provincial, João Baptista Kussumua, deslocou-se àquela região e defendeu mais fiscalização para que as estradas sejam feitas com rigor e a qualidade desejada.
“Neste momento, o Governo da província está a estabelecer contactos com o Ministério da Construção para que a via que liga o Huambo à vizinha província da Huíla seja também requalificada pelo empreiteiro que está a intervir no troço Cachiungo/Chinhama e Tango Tong”, disse João Baptista Kussumua.
O governador pediu ao fiscal para deslocar-se ao local para iniciar os cálculos necessários e proceder ao levantamento técnico para posterior acompanhamento das obras, com vista à sustentabilidade da infra-estrutura. “Tecnicamente os nossos quadros garantem-nos que as estradas que estão a ser feitas pelos chineses terão a durabilidade necessária e para isso é preciso que o fiscal esteja no terreno”, sublinhou.
O governador disse ser urgente a reabilitação do troço do Cuima/Cusse, que liga as províncias da Huíla e Huambo, com vista a facilitar o escoamento dos produtos do campo para as zonas comerciais.
João Baptista Kussumua defendeu que estes troços devem sofrer obras de restauro para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas e servir de alternativa para a estrada que passa por Caconda.
O empreiteiro garantiu que as obras estão a decorrer sem sobressaltos e que no próximo mês de Maio começa a fase de asfaltagem. “Contamos com boas máquinas e equipamentos que vêm do Lobito, província de Benguela, ainda este mês”.  
A Administração Municipal do Huambo está a proceder também à requalificação de algumas ruas, com a realização de obras de tapa buracos, nomeadamente nas avenidas Canequela, Granja/Pôr do Sol, Mutu Ya Kevela e Santo António, bem  como a reposição de lancis e passeios.

Tempo

Multimédia