Províncias

Vila da Caála ganha bairro académico

Estácio Camassete | Caála

Na vila da Caála vai construído um “bairro académico” na zona do estaleiro da Odebrechet, junto ao monte Bandjela, destinado a desenvolver o ensino superior no município, confirmou o administrador municipal.

Víctor Tchissingui disse que “o sector de Educação na Caála necessita de maior atenção, com a construção de mais escolas, principalmente de ensino primário” e a criação do ensino técnico-profissional e superior.
O administrador prometeu que os problemas vão ser ultrapassados e mencionou o próximo ano como meta a construção de várias infra-estruturas em sectores e ombalas.Também anunciou a construção, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, num dos bairros novos, de uma escola de 26 salas.
O ensino superior vai ser desenvolvido num bairro com várias instituições escolares, com cursos técnicos e outros ministrados na Universidade José Eduardo dos Santos.
No mesmo local vão ser construídas casas para os professores e alunos e o pólo universitário passa a beneficiar também estudantes dos municípios do Longonjo, Ucuma e Chinjenje.
Víctor Tchissingui prometeu a construção de mais postos e centros de saúde no município para evitar que as pessoas percorram grandes distâncias à procura de serviços básicos de saúde.O município da Caála tem 27 unidades sanitárias, entre as quais o Hospital Municipal, 200 camas e bloco operatório.

Tempo

Multimédia