Províncias

Huambo com mais água potável

Justino Vitorino | Huambo

Mais de 80 por cento da população rural da província do Huambo   consome água potável, com a construção de novos sistemas de captação, tratamento e distribuição, informou ontem o director provincial da Energia e Águas.

Programa do Executivo permitiu assegurar o fornecimento de água canalizada
Fotografia: Santos Pedro

Simão Canda disse que o Programa Nacional “Água para Todos” em curso no país permitiu assegurar o fornecimento de água tratada e canalizada, e garantir saúde permanente às populações.
Com a materialização do programa “Água para Todos”, o Executivo pretende colocar os serviços essenciais básicos às populações e evitar o surgimento de doenças causadas pela água retirada dos rios e outras fontes não apropriadas, salientou Simão Canda, que acrescentou: “Pretendemos acelerar o plano de melhoramento  de abastecimento de água potável às populações. Estamos no bom caminho e vamos continuar a desenvolver o nosso trabalho”.  Sem adiantar números, o director de Energia e Águas garantiu estarem em fase de conclusão  em algumas comunas da província muitos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. 
A província do Huambo conta actualmente com 167 pequenos sistemas que funcionam com painéis solares, 63 captações montadas em rios e nascentes, 379 chafarizes, 428 cacimbas equipadas  e 565 furos distribuídos pelos 11municipios.

Tempo

Multimédia