Províncias

Huíla: Igreja Católica cancela procissões na Senhora de Monte

As procissões de velas previstas para esta sexta-feira e sábado, em reverência à Nossa Senhora do Monte, padroeira da cidade do Lubango, foram canceladas por conta da Covid-19.

Fotografia: DR

 

A informação foi avançada à Angop pelo assistente do santuário da Nossa Senhora do Monte, padre Francisco Artur, realçando apenas a realização da missa campal no sábado, mas somente para 150 pessoas.

O religioso destacou que os peregrinos deverão observar rigorosamente as medidas de biossegurança, tais como o uso obrigatório da máscara facial, medição da temperatura corporal, distanciamento físico recomendado, higienização das mãos com água, sabão e gel.

As celebrações da Senhora do Monte têm um forte pendor histórico e religioso, pois as festas da padroeira da capital da província da Huíla têm o ponto mais alto a peregrinação e missa campal, na capelinha de Nossa Senhora do Monte, no dia 15 de Agosto.

Este evento começou a ser celebrado em 1901, uma réplica das de Madeira, Portugal, a terra dos colonos que se basearam no planalto da Huíla, idos do mar de Moçâmedes para explorar o planalto huilano. Na presente edição, as actividades vão decorrem, sob o lema “Com a Nossa Senhora do Monte, Somos todos irmãos”.

Tempo

Multimédia