Províncias

Aberto ciclo de formação profissional

Mais de 800 jovens iniciaram na terça-feira, na Huíla, um ciclo de formação profissional, sob a égide da Direcção Provincial do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MATPSS).

Os jovens vão frequentar cursos de curta e longa duração de Decoração, Mecânica-auto, Serralharia, Corte e Costura, Culinária, Carpintaria, Informática, Contabilidade e Gestão, Administração, Cozinha, Pastelaria e Desenho Técnico.
O director provincial em exercício do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MATPSS), Venâncio Gualtério Joaquim, reiterou que a formação profissional constitui um passo para o incremento da política do Estado para a qualificação e valorização da mão-de-obra nacional.
O objectivo é habilitar os jovens para o desenvolvimento social e económico do país, assim como fortalecer o sistema nacional de formação profissional, por via da melhoria e alargamento das acções, em função das especialidades, dos grupos e segmentos sociais existentes nos municípios, particularmente em áreas rurais e suburbanas.
“O Executivo desenhou o plano nacional de emprego e formação profissional, cujo objectivo é a estabilidade, crescimento e emprego para os cidadãos, prioritariamente a população jovem”.
Para o efeito, pediu aos formandos para aproveitarem os ensinamentos que vão receber ao longo dos cursos. Aos formadores solicitou mais empenho e profissionalismo na transmissão dos conhecimentos, pois o produto desta acção vai reflectir-se no mercado laboral.

Tempo

Multimédia