Províncias

Administração comunal da Waba recupera infra-estruturas agrícolas

Arão Martins | Lubango

A revitalização do pólo de desenvolvimento agrícola da comuna do Waba, no município de Caconda, província da Huíla, foi impulsionada com a inauguração, no fim-de-semana, de infra-estruturas de apoio à produção.

O governador da Huíla inaugurou também casas para os técnicos e outros equipamentos
Fotografia: Arão Martins | Lubango

A revitalização do pólo de desenvolvimento agrícola da comuna do Waba, no município de Caconda, província da Huíla, foi impulsionada com a inauguração, no fim-de-semana, de infra-estruturas de apoio à produção.
O governador Isaac dos Anjos, no âmbito das comemorações do 4 de Fevereiro, inaugurou duas oficinas, carpintarias, dois armazéns com capacidade para 500 toneladas de cereais cada, cinco casas para os técnicos e sistema de energia eléctrica.
As obras, a cargo da Dacanju, duraram 110 dias e orçaram em 57,9 milhões de kwanzas, financiados pelo Programa de Investimentos Públicos, do biénio 2009/2010.
  O soba grande do Waba, António Capipa, disse que as novas infra-estruturas vão relançar a actividade agrícola da comuna. “A nossa zona já foi o celeiro da província e com as novas estruturas vamos contribuir mais para o combate à fome e redução da pobreza”. António Capipa enalteceu o apoio da Agricultura, com a distribuição de sementes diversas e outros inputs agrícolas, em benefício de mais de mil famílias camponesas.
 O pólo de desenvolvimento agrícola do Waba possui 20 mil hectares de terras produtivas e conta com os pequenos perímetros irrigados do Yumbi, Capela, Cupacassa, Sacanjolo, Dende, Alto Waba, Baixo Vionga, Catapo e Cué II. O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, Lutero Campos, explicou que o Pólo do Waba se encontra numa fase de transição, com a recuperação das principais estruturas. “Está para breve o arranque das obras de reparação da componente ligada à irrigação e à distribuição de lotes para cultivo”.
 Lutero Campos afirmou que serão desenvolvidas novas acções para o fomento da produção na comuna do Waba. Entre elas, a ajuda aos camponeses com inputs agrícolas, o levantamento de todas as infra-estruturas de apoio à produção existente ao longo do perímetro irrigado e o ordenamento e reordenamento das superfícies lavráveis.  A abertura e limpeza de diversas valas de irrigação e a promoção da reabilitação das vias terciárias de acesso às áreas de produção também figuram entre as acções perspectivadas.
 
Conservação de produtos

 
 O governo da província da Huíla está a erguer três silos na sede municipal de Caconda para armazenar, conservar e tratar quantidades consideráveis de cereais. Os silos têm capacidade para quatro mil toneladas cada e a sua construção visa controlar as quantidades da produção de cereais e graus, a nível da região.  O governador Isaac dos Anjos visitou as obras dos imóveis e manifestou-se satisfeito com o curso das mesmas.

Tempo

Multimédia