Províncias

Agricultores de Capelongo com laboratório

As obras de reabilitação do laboratório de solos, que tinham sido suspensas, em 2010, e retomadas há dois anos, na comuna de Capelongo, município da Matala, estão concluídas, faltando apenas a montagem de equipamentos para servir os agricultores da localidade.

O facto foi avançado sexta-feira pelo presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Matala (SODMAT), Cipriano Ndulumba, que salientou que decorre a montagem de equipamentos e a formação de quadros para trabalhar no laboratório.
Cipriano Ndulumba assegurou que o laboratório é competente para realizar qualquer tipo de análises de solos, sendo que a partir de Outubro estará em condições de receber encomendas das províncias do Namibe, Cunene, Cuando Cubango e Huíla, para a agricultura e construção civil.
O responsável acrescentou que a instalação da infra-estrutura na região Sul vai contribuir para o desenvolvimento e modernização da agricultura, uma vez que possibilitará estudar os solos e determinar as culturas mais indicadas para cada zona, de acordo as suas características.
A unidade de pesquisa vai possibilitar os agricultores levarem os produtos, como a batata rena, tomate, milho, cebola e alho, para serem analisados e se determinar a qualidade dos solos.

Tempo

Multimédia