Províncias

Alargamento da rede escolar incrementa entrada de alunos

Arão Martins | Lubango

O director provincial da Educação da Huíla informou ontem que 10.040 alunos vão ser inseridos no sistema de ensino primário pela primeira vez, fruto da entrada em funcionamento de 248 novas salas de aulas.

Número de escolas ainda não satisfaz
Fotografia: Arão Martins |

O director provincial da Educação da Huíla informou ontem que 10.040 alunos vão ser inseridos no sistema de ensino primário pela primeira vez, fruto da entrada em funcionamento de 248 novas salas de aulas.
Américo Chicote disse que, além das crianças que vão ser inseridas no sistema de ensino este ano lectivo, as novas escolas, construídas no ano passado, também vão albergar alunos que estudavam em condições precárias.
Os estabelecimentos de ensino foram construídos no quadro dos programas de Combate à Fome e à Pobreza, de Investimentos Públicos e de Intervenção Municipal.
As novas escolas, que foram equipadas com carteiras novas e quadros pretos, possuem áreas de lazer, o que dá um maior conforto à actividade de ensino e aprendizagem nos mais diferentes níveis de ensino.
A Huíla dispõe actualmente de 1.759 escolas, número que Américo Chicote considera insuficiente para cobrir o universo de crianças, mas salienta que a construção de mais salas minimizou, relativamente, os défices anteriores.
Até Dezembro, foram entregues na província 27 novas escolas, algumas construídas de raiz e outras reabilitadas pelo governo provincial. Américo Chicote assegurou que a província continua a registar resultados animadores no que diz respeito à expansão e abrangência do sistema de ensino nas aldeias, comunas e sedes municipais.
O director provincial anunciou, ainda, que durante este ano lectivo vão ser abertas mais escolas nos 14 municípios, para permitir que outras crianças consigam estudar em melhores condições.
A par de obras, a cargo do governo e das administrações municipais da Huíla, estão também a ser erguidas escolas em parceria com várias denominações religiosas e outras de iniciativa das comunidades.

Tempo

Multimédia