Províncias

Alternativa à estiagem

Domingas Macuta | Lubango

O aproveitamento do potencial hídrico das zonas baixas para prática de culturas de hortícolas e cerais é uma das alternativas para contornar a ausência de chuvas e relançar a produção agrícola em grande escala na Huíla.

Um relatório da Direcção Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, afirma que esta campanha agrícola envolve 288.430 famílias camponesas de 954 aldeias.
A agricultura feita em zonas ribeirinhas oferece condições climáticas para o cultivo de cereais e hortícolas diversos e, por isso, as autoridades provinciais vão também intensificar o recurso aos sistemas de irrigação dos perímetros irrigados, para fornecimento de água às lavouras.
As famílias camponesas foram apoiadas com alfaias agrícolas, sementes de cereais, feijão, fertilizantes diversos, charruas semeadoras, carroças e gado para tracção animal, com o suporte do Ministério da Agricultura.
A Huíla tem enfrentado nos últimos tempos períodos prolongados de seca, o que levou o Executivo a criar um sistema de alerta, enquanto decorre um estudo para a identificação dos lençóis freáticos. O documento refere que os resultados da produção agrícola e os rendimentos das culturas na época agrícola passada foram baixos em relação às campanhas anteriores, sobretudo em algumas zonas do Lubango, Cacula, Gambos, Chibia, Humpata e Quilengues. A produção de milho foi de 142.810 toneladas, a de massango 18.661 e a massambala 21 mil, números muito abaixo das previsões.“As principais regiões agrícolas da província sofreram uma ausência prolongada e intercalada de chuvas, o que afectou grande parte das culturas fragilizadas”, diz o relatório.

Vacinação de gado

Em 2013 foram vacinadas cerca de 543.245 cabeças de gado bovino, enquanto 16.286 animais, entre cães, gatos e macacos, foram imunizados contra a raiva.
A Direcção da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas refere que dispõe de novos meios para assistência técnica e médico-veterinária aos criadores de gado tradicionais e fazendeiros, contando com 40 mil doses de vacinas anti-rábicas, 275 mil contra pneumonia contagiosa bovina, igual número para os carbúnculos interno e externo e 150 mil para o combate à dermatite nodular.

Tempo

Multimédia