Províncias

Alto Bombe já tem escola

Domingos Mucuta | Humpata

Centenas de crianças de Alto Bimbe, Huíla, têm a partir do próximo ano lectivo melhores condições, com a inauguração de uma escola do ensino primária construída com fundos dos programas Integrado de Desenvolvimento e de Combate à Pobreza. 

No passado os alunos estudavam debaixo das árvores mas hoje têm salas novas
Fotografia: Domingos Mucuta

A escola, cuja construção está orçada em cerca de 29 milhões de kwanzas, inaugurada pelo governador provincial, João Marcelino Tyipingue, foi uma presente de Natal para as crianças da região.
O estabelecimento, o primeiro construído de raiz na localidade desde o tempo colonial, a cerca de 20 quilómetros da sede municipal da Humpata, destina-se a 810 crianças, da iniciação à 6 a classe, que estudavam numa escola provisória construída pela comissão de pais e encarregados de educação de educação. A nova escola dispõe, além das salas de aulas, gabinetes administrativos, áreas de arrecadação, cantina, pátios e casas de banho.
A inauguração constituiu uma festa, pois a população apareceu em grande número.
Um dos alunos, em nome de todos, leu uma mensagem de agradecimento ao Governo Provincial e à Administração Municipal que salientava que no passado muitas crianças estudavam debaixo das árvores.
O governador provincial disse que com a construção desta escola se pretende dar a oportunidade de estudar a crianças, jovens e adultos a estudarem e de começarem a preparar-se para desafios do presente e do futuro, manifestando a sua satisfação.

Tempo

Multimédia