Províncias

Alunos têm equipamentos informáticos

Arão Martins | Lubango

Mais de 800 alunos de várias escolas do ensino secundário da província da Huíla receberam da Associação dos Jovens Provenientes da Zâmbia (AJAPRAZ) computadores portáteis, impressoras e Ipad, entre outro material informático.

Fotografia: JAIMAGENS

Os alunos do Instituto Médio Normal de Educação (IMNE) e do Instituto Médio de Economia do Lubango (IMEL).
Os equipamentos foram entregues no Pavilhão Multiusos da Nossa Senhora do Monte, com recurso a uma espécie de concurso à base de perguntas de cultura geral e a um sorteio por rifas.  A AJAPRAZ também ofereceu geradores, bicicletas, parabólicas, geleiras, arcas frigoríficas e rádios gravadores.
José Chimuco, da 12ª classe, contemplado com um computador portátil, disse ao Jornal de Angola que o aparelho lhe vai permitir investigar e armazenar de dados e material escolar.
Adão Barros, da 11ª classe do curso de ciências jurídicas humanas da escola secundária do Lubango, elogiou a iniciativa por incentivar os estudantes a empenharem-se no estudo de matérias de carácter científico e de cultura geral. Carme Barros, presidente da associação dos estudantes da Escola Secundária do Lubango, também declarou que a oferta motiva todo estudante a empenharem-se nos estudos.
“Sabemos que nem todos os pais e encarregados de educação têm possibilidades de darem computadores e outros dispositivos de pesquisa”, disse.
O director da Escola Secundária do Lubango afirmou que “o gesto é inesquecível, não apenas para os alunos, como as direcções dos estabelecimentos de ensino. 
Luís Jacinto sugeriu que a  Associação dos Jovens Provenientes da Zâmbia promova ofertas idênticas a outras instituições escolares do país.

Tempo

Multimédia