Províncias

Assistência alimentar a adolescentes

André Amaro| Lubango

As crianças e adolescentes carenciadas dos 14 municípios da província da Huíla vão receber assistência alimentar, no âmbito de um programa levado a cabo pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social.

Directora do MINARS disse que o apoio social visa contribuir para a redução da pobreza
Fotografia: André Amaro|Huíla

O programa tutelado pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS) deve beneficiar 12 mil crianças e adolescentes das zonas rurais da província da Huíla.
A directora provincial da Assistência e Reinserção Social na Huíla, Catarina Manuel, anunciou a decisão no V Conselho Consultivo Alargado do sector, que contou com a participação de instituições de carácter humanitárias.
Catarina Manuel disse que as crianças e adolescentes passam a receber papas e leite de soja. Para o quinquénio 2012/2017 estão programadas outras acções de carácter social, como a assistência a idosos e a reintegração dos ex-militares.
As crianças em situação de risco, idosos e deficientes físicos em situação de exclusão social, ex-militares em processo de reintegração na vida activa e vítimas de calamidades serão os beneficiários.
De acordo com Catarina Manuel, o apoio social tem o objectivo de contribuir para a redução da pobreza em Angola, através da assistência aos grupos mais vulneráveis e a sua reintegração social e produtiva. A implementação de programas de âmbito sociais em prol das pessoas vulneráveis foi um dos temas abordado no V Conselho Consultivo Alargado da delegação do MINARS na Huíla.

Participação activa


O Conselho Consultivo contou com a participação de responsáveis do Instituto Nacional da Criança (INAC), Instituto de Reintegração Social dos Ex-Militares (IRSM) e Instituto Nacional de Desminagem (INAD).Os participantes analisaram o Programa de Monitorização para o Quinquénio 2013-2017, a Orientação para a Operacionalização do Cronograma de Medidas, Programa e Projectos Prioritários para 2013.Foram também abordados os mecanismos de reforço de operacionalização do Programa de Geração de Renda, assim como o atendimento a crianças com necessidades especiais.

Tempo

Multimédia