Províncias

Avaliados custos por cada estudante

André Amaro| Lubango

Especialistas nas áreas de Estatística e Contabilidade do sector da Educação, Ciência e Tecnologia na província da Huíla analisaram o custo por aluno e o orçamento do sector.

O inspector-geral da Educação na Huíla Bernardo Tchiopiquita disse que os novos instrumentos de trabalho para elaboração de relatório estatístico estão cada vez mais fortalecidos
Fotografia: André Amaro| Lubango

O seminário sobre Estatística, Custo por Aluno e Orçamentação da Educação, realizado no Lubango, contou com a participação de responsáveis das repartições municipais de Educação, técnicos de Estatística e Contabilidade dos 14 municípios da Huíla e abordou temas ligados à melhoria da qualidade das instituições de ensino.O inspector-geral da Educação na Huíla, Bernardo Tchipiquita, disse que, com a realização desta acção, se pretendeu encontrar mecanismos que venham a contribuir para a melhoria dos serviços prestados.
Com este seminário, os técnicos vão estar em melhores condições de realizar uma projecção do orçamento ajustado à realidade da Educação na província, para o ano económico 2013.
“Esta acção concretiza uma das recomendações saídas do Conselho Técnico do sector, realizado este ano, na província do Kwanza-Sul, no qual foi defendida a necessidade de se criarem condições para que o processo de cálculo por aluno seja realizado, para desenvolver projectos de estudo e custo por aluno”, explicou.
O inspector-geral da Educação na Huíla admitiu que a formação despertou, nos participantes, a necessidade e importância da existência de uma estatística fiável abrangente, que permita a planificação, acompanhamento e controlo de qualidade da prestação do serviço no sistema da Educação.
Para Bernardo Tchiopiquita, os novos instrumentos, metodologias e organização de trabalho para a elaboração de relatórios estatísticos estão cada vez mais fortalecidos. O modelo de recolha de dados estatísticos, confirmação e recepção dos dados referentes às matrículas foi um dos principais temas que os chefes de repartição municipais e técnicos de Estatística e Contabilidade da Educação na Huíla analisaram no seminário.

Avaliação por escolas

Os participantes avaliaram a numeração das escolas, distribuição das listas de escolas por municípios, assim como o estudo sobre o custo por aluno, realizado a nível da província.
Durante dois dias, os quadros da do secto da Educação tomaram conhecimento das ferramentas para projecção orçamental para o ano de 2014, elaboração e apresentação de relatórios.

Tempo

Multimédia