Províncias

Bairro do Tchioco tem nova escola

Domingos Mucuta | Lubango

Centenas de alunos do bairro do Tchioco, arredores da cidade do Lubango, deixam de estudar ao ar livre, na sequência da inauguração de uma escola primária, com 12 salas de aula.

Centenas de crianças da região deixam de estudar ao relento
Fotografia: Arimáteia Baptista | Edições Novembro | Lubango

A escola consta do novo modelo de unidades escolares projectado para a província da Huíla e vai albergar 960 alunos da 1ª à 6ª classes, em dois períodos.

As obras do novo estabelecimento de ensino ficaram orçadas em 163,4 milhões de kwanzas.
O director da unidade escolar, Marcelo Caluquaquela, disse que as salas, com capacidade para 40 alunos cada, vão absorver as crianças das escolas circunvizinhas sem condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem. Em mensagem lida pela aluna da 6ª classe Madalena Sapalo, 12 anos, as crianças enaltecem a aposta do Governo da Província da Huíla na expansão de infra-estruturas escolares, para acolher mais crianças que estudam em salas inadequadas e/ou debaixo de árvores.
Madalena Sapalo e os colegas prometeram cuidar bem da escola, para servir as futuras gerações, evitando que passem pelas mesmas dificuldades de percorrer longas distâncias para aprenderem a ler e a escrever. Os alunos pediram ao Governo Provincial da Huíla a construção de um campo polivalente, para as aulas de educação física e a prática desportiva.
O director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologias, Paula Joaquim, admitiu a possibilidade de aproveitar o espaço existente para a construção do campo polivalente.

Tempo

Multimédia