Províncias

Bairro da Juventude concluído na Chibia

Arão Martins| Lubango

Um bairro social da Juventude com 40 casas, erguido no quadro do programa “Angola Jovem”, no município da Chibia, a 45 quilómetros a sul do Lubango, foi entregue sábado ao Governo Provincial da Huíla, pelo Ministério da Juventude e Desportos.

As moradias foram construídas no bairro Mbayela arredores da sede municipal da Chibia numa área de milhares de metros quadrados
Fotografia: Jornal de Angola

Um bairro social da Juventude com 40 casas, erguido no quadro do programa “Angola Jovem”, no município da Chibia, a 45 quilómetros a sul do Lubango, foi entregue sábado ao Governo Provincial da Huíla, pelo Ministério da Juventude e Desportos.
As moradias de três quartos cada foram erguidas no bairro Mbayela, arredores da sede municipal da Chibia.  As obras duraram um ano e estiveram a cargo da empresa de construção e engenharia OMATAPALO.
O encarregado de obras, Jacinto Freitas, disse que as residências foram construídas numa área perfazendo um total de 40.000 metros quadrados de espaço total de ocupação. Foram ainda feitas quatro ruas principais a funcionarem no interior do bairro.
Os proprietários vão dispor de um espaço maior para outros aproveitamentos, tais como a criação de um jardim, garagem e outras áreas.
O director provincial da Juventude e Desportos na Huíla, Francisco Barros, disse que a efectivação do projecto é uma demonstração de como o Governo está a atender às preocupações dos jovens.
Francisco Barros afirmou que as casas para os jovens tem sido preocupação contínua. “A par das 40 casas construídas no município da Chibia, decorre também a bom ritmo a fase final das 60 moradias no município da Cacula, em benefício dos jovens”, disse Francisco Barros. O Executivo continua a ter como uma das prioridades a resolução dos problemas sociais da juventude. À semelhança de outros programas, o da habitação é uma delas e na Huíla a acção decorre com sucesso.
“O projecto Angola Jovem a nível da província está a seguir o curso normal. Estamos satisfeitos com a criação de cooperativas”, disse.
O vice-governador provincial da Huíla para a área Política e Social, José Arão Nataniel, garantiu que om a entrega das obras ao Governo, todas as condições estão criadas para a recepção dos inquilinos, mediante um sorteio. “Aguardamos pela conclusão de alguns aspectos técnicos, como a energia eléctrica até ao posto de transformação e rede de água.
O trabalho está feito e tão logo seja concluído o processo de candidaturas e sorteio, vão ser entregues as residências aos proprietários”, assegurou. O secretário de Estado para os Desportos, Albino da Conceição, garantiu que o projecto está inserido no programa nacional de habitação, gizado pelo ExecutivoAngolano. A finalidade do projecto, disse, é dar uma oportunidade habitacional aos jovens.
Albino da Conceição acrescentou que há um processo em curso para a entrega das moradias. Tão logo seja concluído, o Governo da província da Huíla dá os passos subsequentes.

Tempo

Multimédia