Províncias

Biossegurança hospitalar é abordada em seminário

Arão Martins |Lubango

Técnicos de saúde do Hospital Central do Lubango, província da Huíla, foram exortados na terça-feira a observarem as normas de segurança dentro dos padrões estipulados pelos órgãos oficiais.

Técnicos aprimoraram conhecimentos
Fotografia: Eduardo Pedro

Técnicos de saúde do Hospital Central do Lubango, província da Huíla, foram exortados na terça-feira a observarem as normas de segurança dentro dos padrões estipulados pelos órgãos oficiais.
A exortação foi feita pelo director clínico do Hospital Central do Lubango, Zola Diakusekele, na abertura de uma acção de actualização de conhecimentos dos técnicos das áreas de infecciologia, medicina, ortopedia, cuidados intensivos, pediatria, entre outros, sobre “Biossegurança no Hospital”.
Trata-se de um conjunto de medidas preventivas destinadas a manter o controlo dos factores de risco laboral com origem em agentes biológicos, físicos ou químicos, que podem pôr em risco a segurança dos profissionais, pacientes, visitantes ou meio ambiente.
Para Zola Diakusekele, o interesse na biossegurança deve ser crescente, tal como a necessidade de actualizar os conhecimentos e ampliar as ferramentas de protecção aos indivíduos que lidam com pacientes portadores de doenças transmissíveis.
“Nos dias de hoje, ainda nos deparamos com profissionais que não valorizam as medidas de protecção, individuais e colectivas, de eficácia amplamente comprovada”, disse. O director clínico do Hospital Central do Lubango defendeu que o desejável é que se divulguem e aperfeiçoem constantemente as medidas de protecção para profissionais e utentes, à luz dos novos conhecimentos.
Zola Diakusekele afirmou que o objectivo da formação é oferecer subsídios para uma acção integrada entre profissionais de saúde, técnicos em segurança do trabalho e dirigentes de instituições, tendo em vista reduzir riscos de exposição a material biológico e aquisição de agravos infecciosos.
São normas de biossegurança acções que englobam todas as medidas que visam evitar riscos físicos (radiação ou temperatura), ergonómicos (posturais), químicos (substâncias tóxicas) e biológicos.

Tempo

Multimédia