Províncias

Cacula de olhos postos no futuro

Domingos Mucuta| Lubango

Novas infra-estruturas sociais estão a ser erguidas na Cacula, província da Huíla, em resultados da execução de programas e projectos em curso na circunscrição, dois anos depois de ter ascendido à categoria de município.

Edifício onde vai funcionar a administração de Cacula construído de raiz no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento e de Combate à Pobreza
Fotografia: Domingos Mukuta|Lubango

O Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento e Combate à Fome e à Pobreza está a produzir resultados nas quatro comunas do município, consubstanciados na construção de escolas, centros de saúde, vias de aceso, além de habitações para a juventude e quadros locais. O bairro da juventude, com 60 fogos habitacionais, já está concluído e recebe os primeiros habitantes, ao mesmo tempo que 20, das 200 casas previstas para o município, também estão prontas e são entregue em breve aos primeiros beneficiários.
O administrador municipal, Aurélio Firmino, disse que a construção das casas na sede municipal vai contribuir para atrair quadros, além de reduzir o deficit habitacional.
A construção de edifícios para o reforço do poder local está a dar uma nova dinâmica à localidade, situada a cerca de 87 quilómetros a nordeste do Lubango.
A administração tem projectos de curto e médio para a construção de equipamentos sociais como centros e postos de Saúde, escolas para o ensino primário, I e II ciclos, Mediateca Municipal, comando e esquadras policiais, palácios de justiça e repartição fiscal.
Aurélio Firmino perspectiva também a construção de um centro térmico de produção de energia eléctrica na sede municipal, e outros em cada sede comunal, incluindo povoações com grande concentração populacional.
O plano de médio prazo prevê a instalação de uma linha de transporte de energia eléctrica, proveniente da barragem hidroeléctrica da Matala, a partir do município vizinho de  Quipungo, um projecto que permite fazer chegar a electricidade às restantes comunas e, eventualmente, a outros municípios geograficamente contíguos.
O vice-governador da Huíla para a área política e social, João Maria Tchipalavela, que orientou o acto provincial do Dia do Herói Nacional, visitou as obras de construção dos empreendimentos sociais e económicos que estão a transformar o município.
João Maria Tchipalavela constatou que os serviços da administração municipal são prestados no novo edifício e a comuna do Chiquaqueia tem uma escola, centro de saúde, armazém de produtos agrícolas e casa para técnicos do sector da agricultora.

Tempo

Multimédia