Províncias

Cães são vacinados na cidade do Lubango

Arão Martins | Lubango

Começa hoje uma campanha que prevê vacinar mais de quatro mil cães no centro e bairros periféricos do Lubango, no quadro do programa de prevenção contra a raiva.

Começa hoje uma campanha que prevê vacinar mais de quatro mil cães no centro e bairros periféricos do Lubango, no quadro do programa de prevenção contra a raiva.
O chefe do departamento provincial de Pecuária, Miguel Barbosa, esclareceu que foram criadas brigadas de vacinação fixas e móveis.
Todos os anos, o departamento provincial de pecuária realiza campanhas de vacinação contra a raiva, em cães, macacos e gatos. A nível do Lubango, as campanhas têm sido constantes, com o desdobramento de equipas nos bairros, orientadas por uma outra fixa, que actua de manhã e à tarde, junto ao laboratório provincial de veterinária, no bairro do Benfica, nos arredores da cidade.
Para a campanha de vacinação massiva contra a raiva, estão disponíveis doses de vacinação suficientes e Miguel Barbosa convidou os criadores de cães a facilitarem o trabalho das equipas criadas para o efeito. Em muitos casos, os vacinadores vão bater à porta ou aos portões de moradores, para que os objectivos traçados sejam alcançados.A nível dos restantes 13 municípios, a campanha vai ser aberta em conjunto com a de vacinação bovina, prevista para este mês, que abrange mais de 40 mil animais,  entre cães, macacos e gatos.
Miguel Barbosa referiu, ainda, que tem sido frequente a circulação de cães sem identificação, mas com o novo canil-gatil os animais vadios passam a ser recolhidos e concentrados em áreas a ser definidas pelas autoridades.

Tempo

Multimédia