Províncias

Caluquembe com mais água potável

Arão Martins| Caluquembe

Habitantes dos bairros Etonga, Sagrada Esperança e 4 de Fevereiro, arredores da sede municipal de Caluquembe, na Huíla, passam a contar com mais água potável, com a inauguração de três novos sistemas de abastecimento, pelo governador João Marcelino Tyipinge.

Governador provincial Marcelino Tyipinge inaugura mais um sistema de distribuição de água para as comunidades rurais
Fotografia: Arimateia Baptista| Caluquembe

José Arão Nataniel, administrador municipal de Caluquembe, informou que os três sistemas de água, criados com fundos do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, beneficiam 9.530 habitantes.
Os três sistemas foram inaugurados no âmbito das festividades do 72º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assinalado quinta-feira.
A reabilitação da direcção municipal de Energia e Águas, acrescentou, é outra acção que vai permitir dinamizar os trabalhos de fiscalização e gestão do abastecimento de água no município de Caluquembe.
As obras, disse o administrador municipal, estão orçadas em oito milhões de kwanzas e terminam em Novembro próximo.
Em nome da comunidade, a munícipe Adriana Antónia disse que, com a inauguração dos sistemas de água, as crianças passam a chegar a hora certa à escola, com as batas limpas, e as refeições passam a ser confeccionadas a tempo.
“As brigas nos lares e grandes filas que se registavam nas cacimbas por falta de água já fazem parte do passado. Por isso, a comunidade agradece, uma vez que o Governo tem prestado maior atenção na solução dos problemas das populações”.
A gratidão é dirigida ao governo provincial e administração municipal, que têm sabido direccionar os projectos de Investimentos Públicos às comunidades mais desfavorecidas.
Disse que a alegria vai aumentar quando os postos de iluminação pública começarem a atravessar as outras ruas, para acabar com a delinquência.
Adriana Antónia agradeceu as acções que visam engrandecer e mudar a imagem do município de Caluquembe, com realce para o plano de melhoria das ruas e dos sistemas de distribuição de energia e água.
A moradora pediu ainda, em nome da comunidade, a construção de mais uma escola e um posto de saúde.
No município de Caluquembe, o governador da Huíla, João Marcelino Tyipingue, inaugurou igualmente o edifício onde vão funcionar as direcções locais dos serviços técnicos, económico e de fiscalização. O governador João Marcelino Tyipinge inaugurou também o ginásio municipal, situado na zona nobre da sede de Caluquembe.
A secretária executiva adjunta do conselho municipal da Juventude de Caluquembe disse que a infra-estrutura vai ajudar na preservação da saúde física, estética, lazer e desenvolver na comunidade o hábito da prática de exercícios físicos.

Tempo

Multimédia