Províncias

Caluquembe tem nova imagem

Arão Martins | Caluquembe

Cerca de 20 quilómetros de ruas da vila de Caluquembe estão a ser requalificados no âmbito de um programa de reabilitação da sede municipal, que inclui os passeios, valas de drenagem e colocação de esgotos.

O processo de reabilitação começou em Junho e prevê a abertura de novas artérias
Fotografia: Arão Martins| Caluquembe

O administrador municipal, José Arão Nataniel, disse que a reabilitação está a ser feita com fundos dos Programa de Combate à Pobreza e dos Investimentos Públicos do Governo Provincial da Huíla.
O processo de reabilitação começou em Junho deste ano e prevê, além da asfaltagem da rua que liga a rotunda à casa de passagem da administração, a abertura de novas artérias nos bairros Campo de Aviação, Sandula, 4 de Fevereiro, 25 de Abril, Etonga e Camangando, assim como a colocação de lancis e a sinalização horizontal e vertical. “A administração municipal está a desenvolver o programa para facilitar o acesso às áreas habitacionais, industriais, comerciais, serviços gerais, banca, escolas, pólos desportivos, para que a população se sinta bem e tenha qualidade de vida aceitável”, referiu Arão Nataniel, sem adiantar o custo da empreitada.O administrador recordou ser impossível desenvolver  um território descurando o uso adequado do solo urbano e exemplificou que para a colocação de postes para iluminação pública são necessários espaços abertos e ruas planificadas.
Além das obras na sede municipal, a administração privilegia a construção de escolas, centros e postos de saúde, assim como o fornecimento de água potável e energia às populações das comunas de Calepi, Negola e Sandula, no quadro dos Programas Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza e de Investimentos Públicos.
O número de alunos a serem matriculados no próximo ano lectivo no ensino secundário do I e II ciclos vai aumentar significativamente na sede municipal de Caluquembe, com a construção de uma escola com 12 salas, cujas obras terminam em Setembro.No presente ano lectivo, estão matriculados no município de Caluquembe mais de 40 mil alunos, do ensino primário ao secundário do I ciclo.

Tempo

Multimédia