Províncias

Campanha agrícola na Huíla começa no mês de Setembro

Arão Martins | Lubango

Mais de quatro mil hectares de terras aráveis começam a ser preparadas este mês nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene pela Empresa Nacional de Mecanização Agrícola, (Mecanagro) na região sul, para a campanha agrícola 2013/2014, que tem início em Setembro.

Mais espaços aráveis vão ser desbravados
Fotografia: Jornal de Angola |

O director regional sul da Mecanagro, Noé Luís, disse que vão ser preparados dois mil hectares na Huíla, enquanto no Namibe e Cunene estão disponíveis mil hectares em cada uma delas.
Para esta empreitada, a Mecanagro reforçou-se com novos equipamentos agrícolas, sobretudo tractores e respectivas alfaias. O director da agricultura na Huíla, Lutero Campos, disse que o Governo Provincial vai continuar a dar todo o apoio para o sucesso da próxima campanha agrícola de modo a melhorar o nível de vida da população.
 “Estamos a sair agora de uma estiagem prolongada, que se registou nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene e, naturalmente, os solos não estão tão flácidos”, referiu.
Para a compensar os prejuízos da seca, a Mecanagro vai procurar desbravar mais espaços aráveis, para aumentar e diversificar a produção de cereais e hortícolas.
“Precisamos de trabalhar para ultrapassar o percentual de cem por cento e esperar que as condições climáticas sejam favoráveis, para que o nível de aproveitamento e colheita sejam favoráveis”, referiu, notando que, paralelamente à preparação das terras, o Governo vai disponibilizar recursos financeiros, para que a Mecanagro possa reparar alguns troços de interligação, como as áreas produtivas, e viabilizar o escoamento dos produtos até aos centros de consumo, nas vilas e cidades.
Além disso, vai privilegiar a limpeza e abertura de mais chimpacas para a retenção das águas pluviais para o gado e a própria agricultura.

Tempo

Multimédia