Províncias

Campanha prevê imunizar bovinos contra a dermatite

O Serviço de Veterinária do município da Matala, província da Huíla, começa hoje a vacinar mais de 30 mil bovinos e seis mil animais de estimação contra várias doenças, informou ontem, naquela municipalidade, o administrador municipal da Matala.

Criadas condições para que a campanha abranja todas as comunas e povoações
Fotografia: Estanislau Costa|Edições Novembro

Miguel António Paiva Vicente garantiu que estão criadas as condições  para que a campanha abranja todas as comunas e povoações, tendo apelado aos proprietários  de gado bovino, caprino e de animais de estimação para se dirigirem aos postos de vacinação, a fim de imunizar os seus animais contra diversas doenças. “Sabemos que a grande riqueza do povo da Matala é o gado e, se este animal não for vacinado, está sujeito a morrer, por isso é importante que todos levemos o gado à vacinação”, exortou.
O responsável sublinhou a importância da vacinação dos animais de estimação, sobretudo cães, macacos e gatos para a protecção da vida humana, razão pela qual o sector dispõe de um calendário anual de imunização que abrange todas as comunas.
Os animais de estimação,entre cães, macaco e gato, serão vacinados contra a raiva, enquanto o gado receberá antídotos contra o carbúnculo hemático e sintomático, a dermatite nodular e a peripneumonia contagiosa.

Tempo

Multimédia