Províncias

Campanha sensibiliza contra os acidentes

Domingos Mucuta | Lubango

A direcção provincial da Juventude e Desportos e parceiros sociais lançaram na cidade do Lubango, uma campanha de sensibilização destinada à prevenção de acidentes nas estradas da Huíla e de actos de violência nas famílias, durante a quadra festiva.

Automobilistas da província da Huíla estão a ser sensibilizados no sentido de respeitarem o Código de Estrada para evitar os acidentes
Fotografia: Jornal de Angola

A campanha de sensibilização de automobilistas e transeuntes, denominada “Plano de Rua Gigante”, está enquadrada no programa de prevenção rodoviária em curso na província, com o apoio do comando provincial da Polícia Nacional. A iniciativa conta com dezenas de activistas de organizações juvenis da província, destacadas para alguns pontos do Lubango, onde já foram distribuídos mais de 30 mil cartazes, com apelos à boa conduta durante este período.
Os activistas entregaram também aos automobilistas cartazes com mensagens de apelo à solidariedade e respeito à vida, das direcções provinciais da Saúde, Instituto Nacional da Criança, Assistência e Reinserção Social, Agricultura, Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e da Polícia Económica.
O director provincial da Juventude e Despertos, Francisco Barros, sublinhou a participação dos jovens associados na campanha, tendo em vista a consciencialização dos automobilistas para o respeito ao Código de Estrada. “Queremos que a quadra festiva decorra na mais perfeita harmonia, sem confusão, acidentes, lixo ou violência. Estamos a distribuir cartilhas para contribuirmos na diminuição dos males que afectam a nossa sociedade”, disse.  Dados da Polícia Nacional apontam os acidentes de trânsito como uma das principais causas de morte em Angola, segundo o chefe do Gabinete de Comunicação e Imagem do Comando-Geral da Polícia Nacional.
O subcomissário Aristófanes dos Santos disse recentemente no Lubango que a corporação registou, entre Janeiro e Setembro, 12.713 acidentes de viação. A Huíla é a terceira província da lista, com 1.134, depois de Benguela, com 1.279.
“O número de mortes por acidentes de viação é superior aos casos de falecimentos provocados por malária”, disse.
 
Cintura verde

A cintura verde do Lubango está a ser reforçada com mais árvores ornamentais. A plantação de mais 500 árvores aconteceu em simultâneo com a campanha “Plano de Rua Gigante”.
Os jovens mobilizados pela direcção provincial da Juventude e Desportos e pelo conselho provincial da juventude plantaram espécies de árvores como liguistro e ­cedro, na zona do Arco-íris, Praça João Paulo II, Largo da Laje e Lucrécia e aeroporto. O director provincial do Instituto de Defesa do Consumidor, Bárbara Coutinho, pediu aos consumidores para denunciarem todo o tipo de casos de infracção por parte dos comerciantes, para a salvaguarda da qualidade e a protecção da vida humana. Os consumidores são também aconselhados a verificar os rótulos dos produtos.

Tempo

Multimédia