Províncias

Camponeses da Chibia aumentam a produção

Arão Martins | Lubango

Os camponeses do município da Chibia, na Huíla, estão esperançados em aumentar a produção agrícola e obter uma boa colheita, graças aos apoios que têm recebido do Executivo, garantiu o presidente da maior cooperativa da região.

Agricultores perspectivam boa colheita
Fotografia: Arão Martins|Huíla

Manuel Severino disse que, no âmbito do programa de combate à pobreza, foram distribuídas grandes quantidades de feijão na segunda época da campanha agrícola 2013-2014, o que permite aos camponeses aproveitarem as zonas baixas para aumentar os níveis de produção. Além disso, têm caído chuvas constantes na região.
A aplicação do programa Papagro no município da Chibia está a ser aguardada com muita expectativa. No município, as instalações estão a ser erguidas junto do mercado paralelo da Chibia. O início da actividade vai dinamizar o programa de produção e de aquisição dos produtos do campo.
  />Motos bombas e sementes

Para incentivar a actividade agrícola, os camponeses do município receberam motobombas, sementes e dinheiro através do programa de crédito de campanha.  O responsável da Agricultura,  José Borges, informou que para a segunda fase da campanha agrícola a circunscrição recebeu 30 toneladas de adubo, 14 de milho, duas de feijão e 150 charruas.
 O município da Chibia tem 35 associações e 17 cooperativas de camponeses. No âmbito do programa de combate à seca, a região recebeu 250 charruas e 47 toneladas de adubo. Para presente campanha agrícola foram preparados, inicialmente, 46.420 hectares.

Tempo

Multimédia