Províncias

Centro de saúde entra em funcionamento

Arão Martins | Lubango

Os moradores da nova área urbana de Eywa, município do Lubango, melhoraram os serviços de assistência médica e medicamentosa, depois da inauguração do novo centro de saúde, feita pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge.

Centro equipado com meios modernos vai atender também pacientes dos arredores
Fotografia: Arimateia Baptista

O novo centro de saúde, construído na Centralidade de Eywa, numa área de 677 metros quadrados, com capacidade de internar 50 doentes, foi construído com fundos do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, da Administração Municipal do Lubango.
 O chefe do departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias do município do Lubango, Joel Ndunduma, disse que o hospital está equipado com meios modernos.
O centro vai também atender os moradores das localidades do Teve, Lagoa, Poiares, Caculuvare, Nombinji, bairro Branco e boa parte do Mutundo.
O hospital dispõe de áreas de tratamento de dados estatísticos, consultas pré-natal, consultório médico, consultor de enfermagem, pequeno cirurgião, pós-parto e laboratório. Possui ainda sala do Programa Alargado de Vacinação (PAV), tuberculose, planeamento familiar e área de atendimento à criança. A rede sanitária do Lubango é composta por 31 postos de saúde e 19 centros. />O director provincial de Saúde na Huíla, Altino Matias, reconheceu que o programa de combate à pobreza permitiu aumentar a rede sanitária do município sede da província da Huíla, referindo que foi possível a construção dos hospitais nos bairros Hélder Neto, Rio Capitão, Só Frio e Tchimukwa.
 Com a entrada em funcionamento das unidades sanitárias nos bairros do município do Lubango, o diagnóstico de sintomas de paludismo, mordeduras de cães, curativos e vacinas diversas pode ser feito nos próprios bairros.
Para o novo hospital aberto na centralidade de Eywa estão, numa primeira fase, seleccionados médicos e seis enfermeiros e outro pessoal de apoio. 
O governador  João Marcelino Tyipinge garantiu que no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, o Governo Provincial está a empregar somas avultadas na construção de mais unidades sanitárias, não só no Lubango, como nos 14 municípios que compõem a província.

Tempo

Multimédia