Províncias

Centros profissionais têm novos cursos

Pedro Bica | Caxito

A direcção provincial do Emprego e Segurança Social do Bengo prevê incluir, no currículo dos centros de formação profissional existentes, os cursos de Economia, Agricultura e Hotelaria e Turismo.

Formandos recebem aulas para adquirirem aptidões para o exercício das actividades
Fotografia: Jornal de Angola

A direcção provincial do Emprego e Segurança Social do Bengo prevê incluir, no currículo dos centros de formação profissional existentes, os cursos de Economia, Agricultura e Hotelaria e Turismo.
A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo director interino, Miguel Venâncio da Silva, que realçou a importância e a necessidade da actualização curricular de acordo com a realidade de cada município.
O grande objectivo, explicou, é o de atrair um maior número de jovens que ainda se encontram sem formação profissional e prepará-los para poderem concorrer às vagas no mercado de trabalho à disposição na província.
Os ciclos formativos têm a duração de nove meses, durante os quais os formandos recebem aulas teóricas e práticas, o que lhes permite adquirir aptidões para o exercício das suas actividades profissionais.Miguel Venâncio da Silva adiantou que a dinâmica actual do mercado de trabalho é cada vez mais exigente, daí que os centros de formação e os pavilhões de arte e ofícios devam estar dotados e preparados para as mudanças que se observam.
Durante o ciclo formativo de 2011, cerca de 670 jovens concluíram com êxito os cursos de canalização, carpintaria, corte e costura, electricidade, serralharia, informática e alvenaria.
Actualmente, a província conta apenas com dez centros, sendo oito públicos e dois privados, espalhados pelos seis municípios que agora compõem a região, depois da passagem de Icolo e Bengo e Quissama para a província de Luanda.
O director provincial do Emprego e Segurança Social esclareceu que está em curso, desde o ano passado, a construção do centro integrado de formação profissional dos Dembos, que vai passar a ter capacidade para 150 formandos.

Tempo

Multimédia