Províncias

Chibia tem padaria comunitária

Domingos Mucuta | Chibia

A nova padaria comunitária inaugurada na terça-feira, no município da Chibia, província da Huíla, vai ajudar a reforçar a dieta alimentar de 1.200 crianças, a­brangidas pelo programa de merenda escolar, na comuna de Capunda Cavilongo.

A padaria comunitária foi inaugurada pelo vice-governador para o Sector Económico e Produtivo e está equipada com meios modernos
Fotografia: Arimateia Baptista | Chibia

A padaria foi inaugurada pelo vice-governador da Huíla para o Sector Económico e Produtivo, Sérgio da Cunha Velho, na presença da administradora da Chibia, Otília Noloty, membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais e habitantes da região.
As obras da panificadora comunitária, a primeira do género na região, custaram mil milhões de kwanzas, financiados pelo programa municipal integrado de desenvolvimentos rural e combate à pobreza.
A unidade fabril, com capacidade para produzir cinco mil pães por dia, está apetrechada com equipamentos industriais modernos.
A administradora da Chibia, Otília Noloty, acredita que a quantidade de pães da padaria vai servir também para diminuir a procura do produto por parte dos habitantes, que antes consumiam pão de fabrico caseiro, sem os métodos adequados de higiene.
A administração tem prevista a construção de mais padarias comunitárias noutras localidades do município da Chibia.
A administradora inaugurou ontem um ponteco que vai estabelecer a ligação rodoviária entre as comunas da Cahita e a sede municipal. O vice-governador da Huíla para o Sector Económico e Produtivo sublinhou que a inauguração de novos equipamentos sociais na comuna de Capunda Cavilongo está enquadrada na estratégia de aproximação dos serviços sociais básicos à população.
“O combate à pobreza é uma das principais prioridades do Executivo para o bem-estar da população. O Governo tem as atenções voltadas para a expansão dos serviços para o interior da província”, frisou.

Tempo

Multimédia