Províncias

Comboio para estudantes em Setembro

André Amaro | Lubango

O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) vai lançar em Setembro um comboio para os estudantes do bairro Mapunda e comuna da Arimba, arredores da cidade do Lubango, revelou o director do gabinete de imagem e marketing da empresa, Jacob Hipólito.

"O comboio vai circular nos períodos diurno e nocturno, com preços dos bilhetes bonificados”, esclareceu Jacob Hipólito, notando que, com esta medida, o CFM vai ligar o centro e dois extremos da cidade do Lubango, que possuem uma significativa comunidade estudantil.
Na comuna da Arimba, além de estabelecimentos de ensino primário e secundário, foi aberto recentemente um Instituto Superior Politécnico, aumentando a procura de transportes pelos estudantes. O responsável do CFM acrescentou que um outro comboio de passageiros é lançado em Setembro no troço Lubango/Namibe, para facilitar os a­deptos que queiram assistir aos jogos do Campeonato do Mundo de hóquei em  patins.
“As condições técnicas estão criadas para em Setembro lançarmos o comboio de apoio às caravanas desportivas que vão assistir aos jogos de hóquei em patins na cidade do Namibe”, disse.
Neste troço estão concluídas as 48 passagens de nível que causaram a paralisação da circulação do comboio entre as duas principais cidades do sul de Angola. /> “Agora as condições para a retomada da frequência diária de comboios entre as duas cidades estão criadas”, sublinhou Jacob Hipólito.
O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes pôs a circular em Fevereiro quatro comboios semanais entre as cidades do Lubango e Menongue, província do Kuando-Kubango. Jacob Hipólito adiantou que, devido à enorme procura, o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes aumentou para quatro os comboios semanais entre as cidades do Lubango e Menongue (Kuando-Kubango).
“Um comboio sai do Lubango segunda-feira e regressa na terça-feira e outro parte quinta-feira e retorna sexta-feira, com 500 a 600 passageiros por viagem”, referiu Jacob Hipólito, para quem, depois de muito tempo, as pessoas voltaram a ganhar confiança no comboio, pelas diversas facilidades que oferece, sobretudo no transporte de bens.
Do Lubango para Menongue, o comboio passa pelos municípios do Quipungo, Matala, Kuvango (Huíla) e Cuchi (Kuando-Kubango), num percurso de cerca de 500 quilómetros. O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes completa no dia 28 de Setembro 108 anos.

Tempo

Multimédia