Províncias

Conferência sobre descentralização na Huíla

Arão Martins | Lubango

A vice-governadora da Huíla para o Sector Político e Social sublinhou na abertura na Conferência Regional “Descentralização de Autarquias”, no Lubango, que o programa de combate à pobreza demonstra o empenho do Executivo numa governação próxima da população.

Encontro orientado pela vice-governadora
Fotografia: Arimateia Baptista|Lubango

Maria João Chipalavela referiu que “a autonomia dada aos municípios” e “as reformas políticas e económicas” são exemplos disso.A vice-governadora da Huíla afirmou ser preciso “reflectir sobre os modelos de governação local e os seus desafios face à realidade do país num contexto de paz, que obriga a compreender­­ dinâmicas sociais novas e muitas vezes complexas”. “Precisamos desenvolver formas de tomadas de decisão conjunta na base do acesso à informação para a resolver problemas inerentes ao desenvolvimento económico, social, político e cultural”, disse.
Maria João Chipalavela realçou também que “a formação e o conhecimento dos programas integrados de desenvolvimento rural de combate à pobreza possibilitam uma governação mais próxima” da população”.
 O coordenador do programa de apoio aos actores não estatais, Henri Való, referiu que a realização de conferências sobre “Descentralização e Autarquias” é uma iniciativa da delegação da União Europeia em Angola, em conjunto com o Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, destinada à discussão de assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável da comunidades.

Tempo

Multimédia