Províncias

Construção de mais salas melhora ensino na Huíla

A construção de duas escolas primárias, com seis salas cada, vai permitir inserir 1.260 crianças no sistema normal de ensino no próximo ano lectivo, no município da Chibia, província da Huíla, anunciou a administradora da circunscrição.

Mais crianças com acesso ao ensino
Fotografia: João Gomes

Otília Vianney disse à imprensa, a propósito das comemorações do 87º aniversário do município, que se assinala amanhã, que as obras fazem parte do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, referente a este ano.
Orçadas em 69 milhões de kwanzas, as escolas vão ter, além de salas, uma área administrativa, sala de professores, cantina e pátios vedados.
Com a inclusão destas crianças no sistema, a administração consegue reduzir substancialmente o número das que ainda se encontram fora do sistema de ensino, e que neste momento são quatro mil, apesar da administradora reconhecer que anualmente sobe número, devido ao crescimento demográfico que o município regista.
Das duas escolas em construção, uma localiza-se na comuna de Capunda Cavilongo, no sector da Mutendua, e a outra no bairro Tua-B, arredores da vila, sede do município.Com a entrada em funcionamento das escolas, sobe para 116 o número de estabelecimentos de ensino da rede escolar do município da  Chibia, que tem um corpo decente de 930 professores, do ensino primário ao II ciclo secundário. O município da Chibia fica a 42 quilómetros do Lubango, a capital da província da Huíla. Tem 181.431 habitantes, com um índice de 84 homens para cada 100 mulheres, de acordo com dados provisórios do Censo da População e Habitação. Possui quatro comunas: Jau, Capunda Cacilongo, Quihita e Sede.

Tempo

Multimédia