Províncias

Construído novo centro de saúde

Arão Martins | Lubango

A entrada em funcionamento em Junho do novo centro de saúde, na comuna de Calepi, município de Caluquembe, província da Huíla, permitiu melhorar a assistência médica e medicamentosa às populações.

Assistência médica e medicamentosa no município de Caluquembe melhorou consideravelmente com a construção do centro de saúde
Fotografia: Arão Martins

A entrada em funcionamento em Junho do novo centro de saúde, na comuna de Calepi, município de Caluquembe, província da Huíla, permitiu melhorar a assistência médica e medicamentosa às populações.
O administrador comunal de Calepi, António Bongue, informou que o novo centro de saúde foi construído pela Administração Municipal de Caluquembe, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreze .
A unidade sanitária, equipada com meios modernos, dispõe de duas enfermarias, uma para homens e outra para mulheres, área de serviço materno-infantil e ainda uma farmácia e sala de espera.
A par do centro de saúde de Calepi, está igualmente em funcionamento a nova sede da Administração comunal. O administrador local reconheceu que o novo edifício, construído de raiz, permite prestar um serviço em perfeitas condições ao público.

Acção social


A população que vive na sede da comuna de Calepi consome água potável graças ao programa “Água para todos”, que permitiu abrir seis novos furos na sede comunal e arredores.
O administrador comunal informou que a par da abertura dos furos, foram criadas lavandarias nos mesmos locais. Na comuna foi também construída uma nova escola com seis salas, que permitiu inserir novos alunos.O responsável informou que no presente ano lectivo foram matriculados 10.568 alunos, desde o ensino primário ao secundário e segundo ciclo. As aulas são asseguradas por 195 professores.

Camponeses satisfeitos


O governo provincial da Huíla está a potenciar os camponeses com sementes e instrumentos de trabalho e na quinta-feira fez a entrega de um tractor e respectivas alfaias aos camponeses associados de Calepi.
Com os meios colocados à disposição dos camponeses, a Administração Municipal espera um aumento de produção de cereais e de outros produtos.
O administrador comunal exortou outros camponeses da comuna a organizarem-se em cooperativas para beneficiarem dos apoios que vão permitir o aumento e diversificação da produção no campo. O regedor de Calepi, José Catchinene, assegurou que a sua população está de parabéns por beneficiar de um novo edifício da Administração e um centro médico, construídos de raiz.
Para facilitar a circulação de pessoas e bens, foi colocada uma ponte metálica sobre o rio Cussuka. Na localidade está também em curso a construção da residência do administrador comunal.

Tempo

Multimédia