Províncias

Consultas gratuitas no bairro da Mitcha

André Amaro| Lubango

A comunidade do bairro da Mitcha, arredores da cidade do Lubango, beneficiou de consultas médicas gratuitas e de informações sobre cuidados preventivos de saúde.

Universidade apoia as comunidades
Fotografia: André Amaro| Lubango

Realizada no quadro do projecto “Dia para a saúde comunitária”, a actividade foi realizada à sombra de uma mulemba, onde a equipa de médicos da Faculdade de Medicina do Lubango consultou os habitantes em diversas áreas da saúde.
A equipa de médicos, auxiliada por estudantes de Medicina, efectuou consultas nas especialidades de pediatria, medicina interna e geral, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, cirurgia e controlo da tensão arterial, a maiores de 15 anos. O momento foi aproveitado pelos estudantes da Faculdade de Medicina para realizarem palestras educativas sobre o aleitamento materno, contracepção, planeamento e controlo da gravidez, alcoolismo, tabagismo, auto exame da mama e acidentes vasculares cerebrais.
O responsável da Faculdade de Medicina para a área académica, Ernesto Serafim, esclareceu que se pretende com a actividade dar à comunidade conhecimentos sobre a prevenção da saúde.
Ernesto Serafim referiu que foram feitas consultas gratuitas às populações e palestras de educação para a saúde.  Prevenir e reduzir os índices de doenças são outros objectivos das actividades. No bairro da Mictha participaram 20 médicos de diferentes especialidades, que em cinco horas consultaram mais de 100 pessoas.
A estudante do quinto ano da Faculdade de Medicina, Diocive Luma, falou sobre o aleitamento materno e considerou a actividade positiva, por ter permitido despertar as populações para a importância do leite materno. A população do bairro da Mitcha ficou satisfeita com o projecto “Dia para a saúde na comunidade”.

Tempo

Multimédia