Províncias

Consumo de água com novas tarifas

Domingos Mucuta | Lubango

As tarifas de água potável na província da Huíla podem sofrer um reajustamento adequado ao actual contexto económico e aos investimentos em curso no sector da Energia e Águas, anunciou terça-feira, no Lubango, o vice-governador para Área Económica.

Sérgio da Cunha Velho disse que o valor das taxas das portagens nas zonas turísticas e das taxas de resíduos sólidos também vai ser submetido nos próximos dias ao Conselho de Auscultação e Concertação Social.
A proposta de nova tarifa de água para o consumo doméstico é de 192,00 kwanzas por  metro cúbico. Os consumidores comerciais e industriais pagam, segundo a proposta, 1.040,00 kwanzas e 1.707,00 kwanzas. Sérgio de Cunha Velho disse que a proposta de reajuste das tarifas e das portagens para zonas turísticas, com realce para a Tundavala, a ponte sobre a barragem da Matala, o Cristo Rei, a Serra da Leba pretende criar receitas no sector do Turismo, ajudando-o a ser autosustentável.
A cidade do Lubango tem 6.500 ligações domiciliares com contadores instalados e nos próximos três meses são feitas mais 40 mil ligações.
Para a recolha de lixo foi posposta a taxa de 50,00 Kwanzas mensais por moradia. O Governo da Província estuda a criação de uma empresa de distribuição de água à população.

Tempo

Multimédia