Províncias

Cozinha comunitária nos Gambos

Domingos Mucuta | Gambos

A luta contra a carência da população do município dos Gambos, afectada pela estiagem, ganhou outro fôlego com a entrada em funcionamento de uma cozinha comunitária.

Infra-estruturas foram inauguradas pelo governador provincial da Huíla (segundo à direita)
Fotografia: Estanislau Costa | Huíla

Orçada em cerca de 16,5 milhões de kwanzas, a cozinha construída no quadro do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, foi inaugurada pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipingue.
A cozinha dispõe de forno a carvão, com capacidade de fabricar cerca de 1.200 pães por hora, balança, divisora, amassadeira, estufa, prateleiras, balcão, cadeiras e mesas, para acomodar cerca de 60 pessoas durante uma refeição.
A cozinha comunitária abrange também os alunos do programa de merenda escolar.

Agricultura e ensino

O administrador dos Gambos, Elias Sova, informou que na presente campanha agrícola estão preparados 6.150 hectares para o cultivo de cereais, numa altura em que as autoridades disponibilizaram 41 toneladas de produtos diversos.
As autoridades administrativas estimam que 19.156 toneladas de produtos podem ser colhidos, caso caiam chuvas regulares. No sector da Educação, o administrador dos Gambos referiu que o município ganhou duas novas escolas do ensino primário, sendo uma na localidade de Dongue e outra na sede municipal.
Para este ano lectivo, o sector da Educação matriculou 17 mil crianças do ensino primário ao secundário, contra os 16.034 alunos em 2014.
O processo de ensino a nível da municipalidade dos Gambos é assegurado por 4.089 professores. O programa de cuidados da saúde tem permitido às populações desfrutarem das melhores condições de saúde, desde a colocação de três médicos, o que reduziu o número de doentes transferidos para as unidades de referência do Lubango, a cerca de 150 quilómetros.
O governador da província da Huíla inaugurou também um parque infantil no município dos Gambos. O referido espaço possui as condições necessárias para que as crianças da região possam ter um divertimento confortável.

Tempo

Multimédia