Províncias

Crianças do primeiro ciclo recebem merenda escolar

Mais de 690 crianças da Escola do I Ciclo da povoação da Derruba, a 43 quilómetros da sede municipal de Quipungo, província da Huíla, estão, desde ontem, a usufruir de merenda escolar, sob responsabilidade da administração municipal.

O projecto tem como objectivo combater o absentismo e melhorar o aproveitamento
Fotografia: Jornal de Angola

Em declarações à Angop, após o lançamento do programa, o administrador municipal adjunto de Quipungo, José Vital, disse que este é o prosseguimento de uma iniciativa lançada no passado mês de Abril na sede municipal e na Derruba, já que é uma comunidade habitada, sobretudo, por crianças da comunidade San, vulgarmente chamados de Khoisan.
“Estamos felizes, porque começámos a cumprir o propósito da merenda escolar, em contribuir na assimilação das matérias, no combate ao absentismo e na manutenção dos níveis nutricionais das crianças matriculadas nas escolas abrangidas”, sustentou José Vital disse ser notória a satisfação dos pais e encarregados de educação pelo incremento do programa da merenda escolar, uma vez que o município está a sofrer a estiagem que afectou as culturas, dificultando assim o poder financeiro de algumas famílias.
O município tem cinco escolas abrangidas pelo programa - Sagrada Esperança, Eyó, Mãe-Mãe, Sêndy e Derruba - tendo sido disponibilizados 40 milhões de kwanzas para este ano lectivo.
O município do Quipungo, segundo o administrador, fica a 120 quilómetros do Lubango e possui uma população calculada em 221.­502 habitantes.

Tempo

Multimédia