Províncias

Cusse regista melhoria no atendimento médico

Arão Martins| Cusse

O funcionamento regular do centro médico e do posto de saúde da sede comunal do Cusse, província da Huíla, está a dinamizar a assistência médica e medicamentosa à população, referiu ontem o administrador naquela localidade.

Assistência à população foi reforçada
Fotografia: Arão Martins|Edições Novembro|Cusse

Fernando Alfredo recordou que as unidades sanitárias foram construídas com fundos do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Fome e à Pobreza. Com fundos do mesmo programa, acrescentou, foram ainda construídas duas escolas com seis salas de aula nas aldeias de Mirando e Catombela, no sector de Canasse, o que permitiu inserir mais crianças no sistema de ensino.
Para o administrador comunal, as acções do Executivo permitiram levar os serviços sociais básicos à comunidade, melhorando desta forma a qualidade de vida das populações.
Fernando Alfredo exortou os empreendedores e agentes económicos a aproveitarem as potencialidades do Cusse, que possui terras férteis adaptadas ao cultivo de cereais, como o milho, massango, massambala e hortícolas.
 De acordo com o administrador comunal, a distribuição de instrumentos de trabalho e fertilizantes aos camponeses está a permitir o aumento e diversificação das actividades dos membros das cooperativas agrícolas. A construção da ponte sobre o rio Culende e a reparação do troço que liga a sede municipal de Caconda à Missão Católica são consideradas prioritárias pela população, que enfrenta problemas de circulação, especialmente na época da chuva.
A falta de água canalizada e de um gerador no Bairro Cruzeiro, para o fornecimento de energia eléctrica, e a construção de um posto médico para casos de emergência são outras preocupações manifestadas por Fernando Alfredo.
A comuna do Cusse tem 46.725 habitantes e 1.090 quilómetros quadrados. A região confina a Norte com a comuna da Catata, província do Huambo, a Sul com a sede de Caconda e a Oeste com a comuna da Chilata, Huambo.
No extremo Leste, Cusse faz fronteira com a comuna do Gungui e a Sudoeste com Chicuma, província de Benguela.

Tempo

Multimédia