Províncias

Desenvolvimento comunitário em debate

A promoção e o reforço de habilidades dos quadros e de organizações parceiras na materialização do programa de desenvolvimento comunitário foram as principais recomendações do 15º encontro sobre o módulo formativo da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) da Huíla e do Cunene, que decorre no Lubango.

Num comunicado saído do encontro, os participantes defenderam igualmente um maior apoio aos principais programas desenvolvidos pelo Estado, entre os quais os de Investimentos Públicos (PIP) e de Combate à Fome e à Pobreza, que está a melhorar significativamente a qualidade de vida das comunidades rurais.
O papel e a participação incondicional dos cidadãos no processo do Censo Geral da População e Habitação, realizado em Maio, em todo o país, foram enaltecidos, e que vão proporcionar uma base de dados da realidade angolana. A necessidade da realização de um mapeamento das organizações da sociedade civil foi ressaltada, para se actualizar a base de dados e efectuarem análises sobre as forças, fraquezas e elaborar um plano de acção conjunta para os próximos tempos.
O certame reuniu membros das comunidades rurais dos municípios dos Gambos, Cacula, Caluquembe, Humpata e Lubango. Constaram ainda da agenda temas sobre lobby e advocacia social, avaliação da sustentabilidade da intervenção da ADRA no desenvolvimento comunitário e a definição dos desafios da organização por cada município onde intervém.

Tempo

Multimédia