Províncias

Dezenas de professores dotados de novas técnicas

Benigno Narciso | Lubango

Cerca de 80 professores das províncias do Cunene, Namíbe, Kuando-Kubango e Huíla, que leccionam disciplinas tecnológicas e de técnicas de cálculos estatísticos, participaram, na cidade do Lubango, num seminário anual presencial, inserido no projecto da Reforma Educativa.

Cerca de 80 professores das províncias do Cunene, Namíbe, Kuando-Kubango e Huíla, que leccionam disciplinas tecnológicas e de técnicas de cálculos estatísticos, participaram, na cidade do Lubango, num seminário anual presencial, inserido no projecto da Reforma Educativa.
Durante quatro dias de formação, os professores das quatro províncias da região sul do país receberam conhecimentos sobre contabilidade empresarial, projecto tecnológico, medição em orçamentos, hortofloricultura, construção civil, mecânica, electricidade e português, tanto na vertente prática, como na teórica.
Promovido pelo Ministério da Educação, o seminário foi ministrado por 13 especialistas portugueses afectos ao Sistema e Tecnologias de Educação e Formação de Portugal (SISTEF).
O director provincial da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Huíla, Américo Chicoty, afirmou que a acção formativa serviu para dar resposta à necessidade de formação dos professores em matéria dos projectos de ensino ligados às tecnologias. O responsável disse que uma formação similar permite aos docentes compreenderem e usarem de forma adequada os métodos e técnicas que garantam o asseguramento de uma docência de qualidade.
Américo Chicoty sublinhou que, na acção formativa, os professores tiveram a possibilidade de conhecer a realidade técnica por meio de práticas que vão utilizar durante a sua actividade laboral, numa acção combinada de ensino e aprendizagem.
Referiu ainda que a formação dos professores vai ainda permitir suprir as lacunas que se registam nos diferentes cursos ministrados nas áreas do projecto tecnológico, metodologia de investigação científica, prova de aptidão profissional, técnicas de cálculos estatísticos e outros. O director provincial pediu aos formandos para aplicarem de forma adequada os conhecimentos adquiridos e a combinação do binómio teoria-prática, para melhorar o ensino técnico-profissional.
Para Américo Chicoty, acções do género permitem também dotar os professores de um vasto conhecimento técnico em diferentes áreas do saber.

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