Províncias

Distribuição de merenda escolar aumenta rendimento dos alunos

André Amaro | Lubango

O rendimento escolar e a frequência dos alunos do ensino primário do município de Chicomba, província da Huíla, melhorou significativamente com a distribuição gratuita da merenda escolar.

O rendimento escolar e a frequência dos alunos do ensino primário do município de Chicomba, província da Huíla, melhorou significativamente com a distribuição gratuita da merenda escolar.
A garantia foi dada pelo responsável da repartição municipal da Educação em Chicomba, João Cambague, quando avaliava o primeiro mês de distribuição da merenda em seis escolas.
“A merenda escolar começou a ser distribuída no dia 19 de Março em seis escolas do ensino primário, beneficiando 3.400 alunos e passado um mês a avaliação é positiva, porque o rendimento e a frequências nas aulas melhorou”, referiu.
João Cambague afirmou que a merenda é um incentivo para os alunos  do ensino primário, uma vez que nas escolas contempladas no ano passado não houve desistências e o aproveitamento escolar situou-se em 75 por cento.
A merenda é constituída por produtos locais, como leite, batata-doce, papas de soja e milho, frutas, assim como sandes de queijo, fiambre, iogurte e chá. Apesar da distribuição da merenda ser da responsabilidade de empresas privadas, os pais e encarregados de educação, em colaboração com as direcções escolares, podem sugerir determinados alimentos.

Distribuição de livros

Cinco mil livros de cada disciplina do ensino primário e  primeiro ciclo foram distribuídos aos alunos do município de Chicomba no presente ano lectivo pela direcção provincial da Educação na Huíla.
De acordo com o responsável da repartição municipal da Educação em Chicomba, o material didáctico recebido foi suficiente para os alunos matriculados.
Os alunos, disse, têm a obrigação de zelar pela conservação dos livros, uma vez que no fim do ano lectivo as direcções escolares recolhem o material didáctico.
A distribuição gratuita de material didáctico contribui para a melhoria da qualidade do ensino.
No município de Chicomba estão matriculados 42.472 alunos no ensino primário, primeiro e segundo ciclo, orientados por 973 professores em 105 escolas públicas.

Tempo

Multimédia