Províncias

Electrificação atinge várias residências

Arão Martins| Lubango

O programa de electrificação domiciliar e pública a nível da sede comunal da Palanca, município da Humpata, levado a cabo desde o mês de Junho, vai ser igualmente estendido aos bairros periféricos.

Estão a ser criadas as condições para que as residências e ruas da comuna da Palanca e arredores estejam cada vez mais iluminadas
Fotografia: Eduardo Cunha| Lubango

Desenvolvido pelo Governo Provincial da Huíla, por intermédio da direcção da Energia e Águas, o referido projecto de electrificação contempla ainda instalação de quatro postos de transformação em cabine.O responsável da empresa executora, Diogo Gomes, disse que está a ser instalado um ramal de média e alta tensão de 15 KVA, com uma extensão de 4.027 metros, assim como a montagem de postos de transformação em cabine de 250 KVA.
Diogo Gomes esclareceu que o projecto prevê a colocação de 110 postes de iluminação pública, 3.805 metros de extensão com colunas octogonais em ferro galvanizado de dez metros, além de iluminarias de 250 watts de vapor.
Para o sucesso dos trabalhos, o Governo Provincial da Huíla está a empregar 103 milhões de kwanzas, adiantou Diogo Gomes, tendo garantido que os trabalhos terminam em Novembro.
A iluminação por moradia tem uma alimentação com protecção eléctrica individualizada, de modo a proporcionar uma elevada qualidade de serviço. Neste caso, salienta que “qualquer avaria numa das unidades habitacionais fará actuar a protecção sem prejudicar qualquer outra residência”. A rede pública está a ser feita em coluna de seis e oito metros de altura, sendo que os postes estão projectados com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, pelas quais se conseguem obter bons níveis de iluminação com poupança de potência, resultando em menores custos de exploração, para o mesmo nível de qualidade de serviço. Diogo Gomes referiu que em cada moradia será montado um contador para controlar o nível de consumo por habitação. As calibrações estão a ser adequadas nos fusíveis que protegem todos os cabos e pelos sistemas de ligação.

Tempo

Multimédia