Províncias

Empenho dos trabalhadores é elogiado pelo gover nador

Arão Martins | Lubango

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, disse, na cidade do Lubango, ter constatado empenho dos responsáveis e trabalhadores do sector público na melhoria da prestação de serviços à população local.

Marcelino Tyipinge ouviu algumas preocupações da parte dos funcionários públicos
Fotografia: Arimateia Baptista|Lubango

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, disse, na cidade do Lubango, ter constatado empenho dos responsáveis e trabalhadores do sector público na melhoria da prestação de serviços à população local.
Marcelino Tyipinge falava à imprensa no final da primeira visita  oficial que efectuou, na qualidade de governador da Huíla, aos sectores da Educação, Saúde, Cultura, Juventude e Desportos, MINARS e Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Os sectores visitados deram mostras de estar preparados para as grandes tarefas que se avizinham, inseridas no Plano de Governação até 2017, disse. Durante a visita, o governador  da província proferiu palavras de incentivo aos responsáveis e funcionários.
O governante da Huíla afirmou que durante a visita foram colocadas algumas preocupações pelos trabalhadores, sobretudo no sector da Educação, relacionadas com alguns subsídios que ainda não foram pagos e o ajustamento de carreiras, e garantiu que se vai trabalhar em consonância com as estruturas centrais para resolver tais situações, que afectam apenas alguns dos quadros.
O responsável máximo da província afirmou que o sector da Saúde é dos caminham a bom ritmo, com a entrada em funcionamento de novas infra-estruturas, mas lembrou que foram levantadas algumas inquietações relativas à insuficiência de médicos e enfermeiros.
Na área da Assistência e Reinserção Social, a preocupação de momento refere-se às famílias assoladas pela seca e garantiu que o problema já está a ser equacionado, pois estão a ser distribuídos alimentos diversos aos municípios mais afectados. “O problema já está a ser tratado e muita alimentação já lá chegou. O governo continua a distribuir os bens às famílias ainda em falta”, assegurou.
Marcelino Tyipinge indicou que, por causa da seca, muitos criadores têm de percorrer longas distâncias com o gado para encontrar água, sobretudo no município dos Gambos. Nesta área, há boas perspectivas, pois vão ser construídas chimpacas para facilitar o abeberamento do gado, que é fonte de riqueza de milhares de famílias da região sul.
“O gado não pode continuar a fazer a transumância à procura de água. Precisamos de fazer mais chimpacas e criar mais condições para que se aproveite mais água onde há essa possibilidade”, disse.
Durante a visita ao sector Social, o governador provincial da Huíla, Marcelino Tyipinge reuniu-se também com a juventude, a quem pediu entrega e engajamento nas tarefas do Executivo. Acrescentou que o Executivo vai continuar a empreender acções para diminuir o desemprego e melhorar o acesso à habitação.
No sector da Cultura, existem também programas já gizados, mas o governador da província reconheceu haver áreas que ainda precisam de apoios.
“Durante o nosso mandato, vamos procurar trabalhar para o bem-estar das populações.
 Por isso, procuraremos distribuir de maneira aceitável o Orçamento a ser alocado para a província, para que cada sector possa realizar as suas acções da melhor maneira e de forma transparente”, garantiu.

Tempo

Multimédia