Províncias

Escola Rural de Ofícios abre no próximo ano

Arão Martins|Matala

A Escola Rural de Capacitação e Ofícios, cujas obras estão na fase final, no município da Matala, província da Huíla, vai começar a formar ,no próximo ano, mais de 200 jovens nas áreas da Agricultura, Carpintaria, Serralharia e Informática.

Fotografia: DR

O empreendimento, enquadrado no projecto Cidadelas Jovens de Sucesso, uma iniciativa do Executivo, através do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, vai ter oficinas para aulas práticas, laboratórios, compartimentos administrativos, refeitório, residências, balneários públicos, quiosques, campo de futebol e uma secção de escola agrícola.
O responsável pela implementação do projecto, Pedro Paiva, disse que as obras iniciaram em Janeiro do ano em curso e terminam, igualmente, no primeiro mês de 2020.
Explicou que a secção agrícola do empreendimento vai ter aviários para três mil galinhas poedeiras para produção de ovos, seis estufas para a criação de legumes e verduras, um campo aberto de 3, 5 hectares para as culturas, colmeias e um centro de produção de mel e todos os equipamentos necessários para a formação da actividade agrícola.
O principal objectivo, disse, é garantir a formação técnica a jovens num período de três anos, para que possam encarar o mercado de trabalho sem grandes constrangimentos.
“ Por isso, desenvolvemos novos métodos pedagógicos, e também estamos a criar matérias de estudo para atender às necessidades locais”, frisou.
Pedro Paiva garantiu que os trabalhos de construção do empreendimento estão avançados em 85 por cento. Projectos semelhantes foram implementados nas províncias de Cabinda e Malanje, cujo passo seguinte será a construção de uma infra-estrutura igual no Uíge no próximo ano.

Tempo

Multimédia