Províncias

Escola Técnica de Saúde conta com novos cursos

Arão Martins | Lubango

A Escola de Formação de Técnicos de Saúde da Huíla (EFTSH) vai, no início do ano lectivo 2015, abrir novos cursos nas áreas de Saúde Ambiental, Cardiopneumologia e Anatomia Patológica, anunciou o director geral da instituição.

David Luís informou que a elaboração do projecto de ampliação da escola, reabilitação da estrutura principal, aquisição de laboratórios para todos os cursos e o recrutamento e formação dos recursos humanos, mediante programas estabelecidos, constam do plano a ser implementado pela escola, situada no bairro da Mitcha, arredores do Lubango.
David Luís disse que no ano lectivo 2014 a escola matriculou 2.245 alunos, nos cursos de Enfermagem, Análises Clínicas, Fisioterapia, Radiologia, Farmácia, Estomatologia e Nutrição. Precisou que 88 alunos terminam ainda este mês os cursos de Anestesiologia e Reanimação, Instrumentação cirúrgica, Cuidados intensivos e de Parteiras.
David Luís referiu que estão ainda em acção cursos de promoção em enfermagem, com 600 finalistas nas áreas de Enfermagem, Análises Clínicas, Raio-X e Farmácia.
Em curso estão investimentos com a preparação de três laboratórios, nomeadamente de Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Está ainda em curso o programa de aquisição de equipamentos para os mesmos e para reapetrechamento da escola, assim como da requalificação e ornamentação dos espaços.
O fornecimento de alimentação gratuita aos trabalhadores, lanches para os alunos, seguro contra acidentes de trabalho para os efectivos consta do plano a implementar no próximo ano.
A solicitação pelo Ministério de Ensino Superior dos melhores finalistas em 2014 de duas vagas para o curso superior de Farmácia na Itália, por via da Universidade Mandume ya Ndemufayo, da Escola de Formação de Técnicos de Saúde da Huíla (EFTSH), consta também entre as acções previstas.

Tempo

Multimédia