Províncias

Estrada de Huia aos Pambos está em obras

A estrada que liga Huia Ngombe, Quiculungo, ao Pambos de Sonhi, Samba Caju, numa extensão de 45 quilómetros, vai beneficiar de obras de reabilitação.

Fotografia: Arquivo JA

O encarregado da empresa responsável pela empreitada, Manuel Barbosa, disse à Angop que as obras de reabilitação da via consistem em trabalhos de terraplanagem, abertura de valas de drenagem, asfaltagem e colocação de sinalização vertical e horizontal.
Os trabalhos contemplam ainda a construção de três pontes de betão adaptadas ao novo traçado da via sobre os rios Cuale, Catambegi e Dianhungue, em substituição das actuais travessias, consideradas estreitas e em estado de degradado.
A eliminação de algumas curvas e redução de elevações para  conformar a estrada aos padrões internacionais, facto que vai exigir a movimentação de enormes quantidades de terra, constam igualmente do projecto de reabilitação da infra-estrutura rodoviária de Samba Caju.
O encarregado de obras explicou que de momento a empresa realiza trabalhos de terraplanagem para facilitar a circulação dos equipamentos e a montagem do estaleiro para acomodação do pessoal.
Cerca de 100 postos de trabalhos vão ser garantidos durante a execução da empreitada.
A estrada Huia Ngombe/Pambos de Sonhi foi construída em terra batida ainda na época colonial. Está em estado acentuado de degradação, o que tem dificultado a circulação rodoviária e autoridades tudo fazem para a recuperação da via.

Tempo

Multimédia